Tubarão
A construção da quarta e última passarela projetada para as obras complementares no trecho sul da BR-101 toma forma em Tubarão. É a terceira planejada para a cidade. A obra é executada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Santa Catarina. A autarquia prepara as fundações da travessia no quilômetro 334, no bairro Humaitá, em Tubarão.
Para dar espaço à frente de obras é preciso estreitar parte das ruas José Alberto Nunes e Amarildo José da Rosa. Atenção redobrada para os motoristas que trafegarem pelas ruas laterais, devido à alocação de trabalhadores e equipamentos nos locais.
Quatro passarelas compõem o conjunto de travessias para pedestres nas obras complementares. A primeira, no km 326, em Capivari de Baixo, está próxima da liberação ao uso. A segunda, no km 336 (Morrotes, em Tubarão) aguarda a instalação dos pilares. A terceira (km 341,5, no bairro São Cristóvão, também na Cidade Azul) finaliza os trabalhos de fixação das estacas.
As estruturas medem, em geral, 200 metros de extensão, de uma extremidade a outra, compreendendo quatro rampas de acesso – duas em cada via lindeira, e a passarela, montada sobre as pistas. O projeto de construção das rampas prevê aclives e declives suaves, favorecendo a movimentação. Além da travessia, o Dnit/SC também instala elementos de sinalização rodoviária, para indicar a circulação, como placas e faixas de pedestre.
Construídas em aglomerados urbanos próximos das pistas duplicadas da BR-101 sul, tanto aqui no estado quanto no trecho gaúcho, as passarelas têm guarda corpos laterais, com 1,12 metro de altura e rampas para acesso com inclinação suave, para circulação de portadores de necessidades motoras e acrescem o conjunto dos equipamentos de travessia segura ao longo da rodovia. Do quilômetro 300 ao 465 foram construídas 25 passagens inferiores para pedestres (PIPs) e 16 passarelas.

